domingo, 16 de outubro de 2011

DIAGNÓSTICO DE GONORRÉIA

Segundo o Ministério da Saúde  o diagnóstico deve ser realizado por meio da consulta com um profissional de saúde, exame clínico específico e coleta de secreções genitais.

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL

Os métodos de diagnóstico da gonorréia são os diagnósticos laboratoriais como: a bacterioscopia mais eficazes em homens, a cultura de amostras do canal endocervical em mulheres e os testes moleculares para ambos.

Coloração de Gram é um método  que permitem evidenciar a bactéria em microscopia através de colorações próprias,  observando  a forma, o tipo de arranjo das colônias de Neisseria e o comportamento do material celular delas ao serem expostas a alguns corantes básicos, por isso se torna um método sensível na detecção gonocócica.

Método de coloração de Gram.

Visualização no microscópio de arranjos de Neisseria  através da coloração de Gram.


    



A cultura é outro meio de diagnóstico laboratorial que permite o crescimento e isolamento do agente etiológico, assegurando - se assim o crescimento e desenvolvimento da Neisseria. As secreções utilizadas no meio de cultura podem ser colhidas do canal endocervical, uretra feminina e masculina, orofaringe, canal anal, conjuntiva, lesões e sangue.


Meio de cultura ágar-sangue




A sorologia também é um método de identificação do agente infeccioso, alguns desses testes podem detectar antígeno (substância estranha ao organismo) gonocócico e os anticorpos (substância produzida no organismo pela presença de um antígeno) dirigidos contra o microrganismo. Além destes temos o teste molecular, sendo utilizada a Reação de Cadeia de Polimerase (PCR), método que auxilía na detecção do DNA da Neisseria gonorrhoeae nos indivíduos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário