segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS

EVOLUÇÃO DA INFECÇÃO PARA DOENÇA

Após contato sexual do parceiro fonte com o hospedeiro não contaminado, a infecção evoluirá para doença. O período de incubação da doença é de 2 a 5 dias. Em alguns pacientes dar-se-á um processo localizado sem maiores repercussões, enquanto em outros ocorrerão complicações no próprio aparelho urogenital ou sistêmico.

No homem o sintoma mais frequente é a uretrite uma inflamação da uretra que se caracteriza inicialmente por prurido (coceira) que se estende por toda uretra e disúria (dificuldade ao urinar) seguida de corrimento purulento (secreções). Pode haver febre e outras manifestações de infecção aguda sistêmica. As complicações possíveis no sexo masculino são: balanopostite, prostatite, epididimite, estenose uretral, artrite, meningite, pielonefrite,miocardite, pericardite e septicemia.


Corrimento uretral abundante em paciente com gonorréia.
No sexo feminino a gonorreia é assintomática em cerca de 90% dos casos. A manifestação clinica mais comum é a cervicite que inclui corrimentos vaginais, disúria e sangramento local ao toque leve de uma espátula. 

Mulher portadora de cervicite por gonococo, a manifestação externa inclui secreção serosa e abundante vaginal.
 
As complicações possíveis no sexo feminino são: Doença inflamatória pélvica (DIP), endometrite, salpingite e peritonite. A DIP pode causar em 10% dos casos a oclusão das tubas uterinas e consequente infertilidade. Há também predisposição dessas pacientes à gravidez ectópica.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário