sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PREVENÇÃO   

Ainda não há vacina para gonorréia, portanto a melhor forma de se prevenir é atentar-se para o comportamento sexual seguro através do uso adequado do preservativo  (camisinha) e mantendo um único  parceiro sexual.
O parceiro sexual também deve realizar  tratamento.

Uma forma de controlar a transmissão das DSTs também é o tratamento do parceiro sexual, aqueles com quem o paciente se relacionou nos últimos 30 dias devem aderir ao tratamento mesmo quando não apresentem sintomas.




O contato sexual sem o uso da camisinha é a principal causa das DSTs
A gonorréia assim como as DSTs em geral pode ser prevenida através de informação e atividades educativas,sendo  necessário a participação dos pais, educadores e profissionais da saúde na luta contra essas infecções. Portanto se você ainda possui dúvidas a respeito da gonorréia e das diversas DSTs procure um posto de saúde mais próximo.Se você é um profissional da saúde e/ou educador promova debates, reuniões, em sua comunidade que objetivem o aconselhamento no sentido de buscar que os indivíduos percebam a necessidade do cuidado protegendo a si e a seus parceiros e combatendo a discriminação aos portadores de DSTs.
É mais seguro se prevenir
Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal)  é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão da gonorréia e DSTs em geral.


SAIBA MAIS: o uso adequado do preservativo
Cuidados com o preservativo masculino


Ø  O preservativo deve ser armazenado afastado do calor (como bolso de calça, porta-luvas,amassado em bolsas).
Ø  observar integridade da embalagem, bem como o prazo de validade;
Ø  deve ser colocado antes da penetração, durante ereção peniana;
Ø  receptáculo existente na extremidade do preservativo deve ser mantido apertado entre os dedos durante a colocação, retirando todo o ar do seu interior; ainda segurando a ponta do preservativo, desenrolá-lo até a base do pênis;
Ø  no caso de ruptura, o preservativo deve ser substituído imediatamente;
Ø  após a ejaculação, retirar o pênis ainda ereto, segurando o preservativo pela base para que não haja vazamento de esperma;

colocação do preservativo masculino



Fatores de risco para ruptura ou escape do preservativo masculino:
Ø  más condições de armazenamento;
Ø  não observação do prazo de validade;
Ø  danificação da embalagem;
Ø  lubrificação vaginal insuficiente;
Ø  presença de ar e/ou ausência de espaço para recolher o esperma na extremidade do preservativo;
Ø  tamanho inadequado em relação ao pênis;
Ø  perda de ereção durante o ato sexual;
Ø  ;uso de dois preservativos (devido à fricção que ocorre entre eles);
                 Cuidados com o preservativo feminino
 Ø  armazenar afastado do calor, observando-se a integridade da embalagem e prazo de validade;
Ø  não usar junto com o preservativo masculino;
Ø  ao contrário do preservativo masculino, o feminino pode ser colocado até oito horas antes da relação e retirado com tranqüilidade após a relação, de preferência antes da mulher levantar-se, para evitar que o esperma escorra do interior do preservativo;
Ø  para colocá-lo corretamente, a mulher deve encontrar uma posição confortável (em pé com um dos pés em cima de uma cadeira, sentada com os joelhos afastados, agachada ou deitada).
Ø  o anel móvel deve ser apertado e introduzido na vagina. Com o dedo indicador ele deve ser empurrado o mais profundamente possível para alcançar o colo do útero; a argola fixa (externa) deve ficar aproximadamente 3 cm para fora da vagina; durante a penetração o pênis deve ser guiado para o centro do anel externo; deve ser utilizado um novo preservativo a cada nova relação.
                                                              colocação do preservativo feminino






Nenhum comentário:

Postar um comentário